EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 01/04/2025
Hoje completamos 11 anos que estamos no ar. No Início, em outra emissora com o nome de Caderno 1 no Ar, depois, migramos aqui para Líder e aqui adotamos o nome de O X da Questão, numa alusão ao que nos propusemos a fazer desde o primeiro programa, o de irmos ao X da Questão literalmente.
Nos propusemos a não apenas ler a notícia e repassar para nossos ouvintes, mas irmos um pouco além do que isso.
O fato noticioso, além de ser transmitido para o ouvinte, procuramos analisar, dar mais subsídios do fato acontecido. Comentamos, emitimos nossa opinião, sem, contudo, esperar que seja a nossa opinião que prevaleça, apenas nos contentamos em saber que estamos municiando a audiência de mais informações e de mais detalhes, para que os cidadãos posam então formatar a sua opinião.
É claro e evidente que nossas análises podem ser contestadas, e é exatamente isso que queremos, alimentar a discussão, o desejo do conhecimento, de saber mais, de analisar. Não ficamos nem queremos nossos ouvintes estáticos, passivos, incapazes de emitir a sua opinião, de contestar e se indignar.
Foi assim que imaginamos lá atrás, há 11 anos, este nosso noticioso, que para nosso orgulho se mantém fiel aos seus princípios.
Não aceitamos ser tutelados. Independentemente de qualquer coisa, falamos o que tem que ser falado, como sempre dissemos: falamos alto o que muitos, ou tem medo de falar, ou tem lá suas conveniências, nós não temos, nem uma coisa, nem a outra. Nosso compromisso é com o fato e com nossos ouvintes. Não aceitamos tutelas, e assim vamos continuar.
Hoje, quando do completamos 11 anos de atuação, recebemos com felicidade a informação de que o Rádio lidera a confiança entre os meios de comunicação, resultado de uma pesquisa feita a nível nacional.
Ficamos felizes, porque sabermos que estamos inseridos neste contexto, e queremos continuar assim, contando com a confiança de todos vocês, por isso renovamos nosso compromisso em está sempre trazendo os fatos verídicos e analisando criteriosamente, com sensatez e coerência.
Obrigados a todos, e vamos caminhar para mais 11 anos.